Início / Destaque / Tito Torres recomenda aprovação de projetos que ampliam direitos dos deficientes
Foto: Clarissa Barçante

Tito Torres recomenda aprovação de projetos que ampliam direitos dos deficientes

O parlamentar relatou propostas que estendem isenção do IPVA, garante reserva de lugares em estabelecimentos comerciais e cria semana de conscientização sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)

Em reunião da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta quinta-feira (O9/07), o deputado estadual Tito Torres emitiu parecer favorável a três projetos de lei que beneficiarão os portadores de necessidades especiais no estado de Minas Gerais.

De acordo com Tito Torres, esses projetos merecem atenção especial. “As pessoas com deficiência e idosos representam uma grande parcela da população mineira. Segundo dados do Censo 2010 realizado pelo IBGE foi constatado que há mais de quatro milhões de pessoas com deficiência no Estado, o que corresponde a cerca de 22% da população”, explicou o deputado.

m_FotoClarissaBarçante

Tito Torres foi o relator do projeto 929/2015 que prevê a extensão do benefício relativo à isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) a todos os veículos pertencentes a pessoas com deficiência física, visual, mental severa ou profunda, ou autista, independentemente de estar o veículo adaptado.

Outra proposta relatada pelo deputado é a 468/2015 que tem por objetivo tornar obrigatória a reserva de mesas para uso exclusivo de idosos e de pessoas com deficiência motora nas praças de alimentação dos shopping centers e restaurantes do Estado. A comissão aprovou este projeto com diversas alterações. Em vez de reserva de vagas para uso exclusivo, previsto no projeto original, a nova proposta determina que as vagas serão para “uso prioritário” do público determinado. Cadeiras e mesas deverão ser sinalizadas. Além disso, eleva o percentual das vagas para 10%, em vez dos 5% originais.

Por fim, outra proposição recomendada por Tito Torres, foi o PL 1.259/15, que institui a Semana Estadual de Conscientização do Autismo, a ser comemorada na semana do dia dois de abril. Um dos requisitos para a aprovação da proposta foi a alteração da referida para “Semana Estadual de Conscientização sobre os Transtornos do Espectro do Autismo”, por considerar que a expressão reflete mais claramente a diversidade de casos desta síndrome.

Além disso, verifique

Deputado Tito Torres participa de inauguração da UBS Bonfim em Pedra Azul

Tito Torres esteve em Pedra Azul, na região do Vale do Jequitinhonha, nesta terça-feira (06/02), ...

Deixe um comentário