O parlamentar solicitou prioridade para implantação do serviço em distritos de Minas Novas
O programa “Minas Comunica”, que tem o objetivo de levar telefonia móvel para todas as regiões do Estado, foi tema de audiência pública realizada no dia 02/06 na Assembleia Legislativa de Minas. O encontro atendeu requerimento do deputado Tito Torres, junto a outros parlamentares, para debater a continuidade do programa que foi garantida pelo representante da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).
“Muitos locais do Estado ainda não contam com sinal de telefone celular e internet.Como alguns distritos de Minas Novas, que ficam longe da sede, alguns cerca de 60km, e praticamente isolados quando se trata de comunicação. As ações do Minas Comunica precisam ser ampliadas para que os distritos de Cruzília, Lagoa Grande, Baixa-Quente e Ribeirão da Folha também contem com sinal de telefonia móvel. Celular não é um luxo e sim uma necessidade real”, defendeu Tito Torres. Recentemente, o deputado encaminhou ofício ao Departamento Estadual de Telecomunicações do Estado – DETEL/MG, solicitando informações a respeito da data de implantação, localização do terreno e raio de alcance da telefonia móvel nos distritos citados, mas ainda não obteve resposta.
O superintendente central de Governança Eletrônica da Seplag, Rodrigo Diniz Lara, garantiu a continuidade do Minas Comunica e disse que o cronograma está em dia. Ele falou que o objetivo é levar sinal de celular a 100% dos distritos mineiros. Segundo Rodrigo Lara, até o momento, 398 distritos (57% do total) contam com sinal de celular. Ele contou que a maior parte dessas localidades fica no Norte de Minas e no Vale do Jequitinhonha. “O grande foco é levar telefonia celular para esses locais”, afirmou. O valor de investimento total será de cerca de R$ 112 milhões.