Início / Notícias / Projeto com emenda de Tito Torres incluindo João Monlevade e Itabira no Colar Metropolitano de BH segue para votação em plenário

Projeto com emenda de Tito Torres incluindo João Monlevade e Itabira no Colar Metropolitano de BH segue para votação em plenário

O PL 1/2015, que contém emenda do deputado Tito Torres incluindo os municípios de João Monlevade e Itabira no colar metropolitano de Belo Horizonte, foi aprovado na terça-feira (26/05), na comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas. Agora o projeto está pronto para votação em Plenário. Durante a apresentação de seu parecer favorável, o deputado Dalmo Ribeiro (relator da matéria na comissão) destacou a atuação de Tito Torres na aprovação deste projeto.

“Agora falta pouco para que Monlevade e Itabira passem a fazer parte do Colar Metropolitano de Belo Horizonte. Depois de muita articulação política e empenho, conseguimos que este projeto fosse aprovado na Comissão de Assuntos Municipais. Mas o esforço continua e conto agora com o apoio dos nobres deputados para a breve aprovação em plenário desse projeto, que é de extrema importância para Monlevade e Itabira”, afirmou Tito Torres durante a reunião.

Essa inclusão vai permitir que as duas cidades se articulem com os demais municípios integrantes do Colar, órgãos e entidades federais e estaduais para promover o planejamento em função da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), com o objetivo de realizar de forma integrada as funções públicas de interesse comum. A expectativa é que as cidades contem com benefícios como a ampliação do limite de crédito para o Programa Minha Casa Minha Vida, entre outros.

O deputado Tito Torres elaborou no início de seu mandato um projeto de lei sobre o tema, que foi protocolado na ALMG ainda em fevereiro. Como o PL 1/2015 do deputado Fred Costa já se encontrava em tramitação, Tito Torres optou por apresentar uma emenda a este projeto incluindo os dois municípios, por sugestão da própria assessoria técnica da Casa, para que a matéria tramitasse com mais agilidade.

O PL 1/2015 inclui originalmente apenas o município de Jequitibá. Com a emenda apresentada pelo deputado Tito Torres, passou a contar também com as cidades de João Monlevade e Itabira.

 

Além disso, verifique

Atenção gestores municipais: Funasa abre processo seletivo para repasse de recursos

Foi publicada no dia 13/08, no Diário Oficial da União (D.O.U), a Portaria Funasa nº ...

Deixe uma resposta