O deputado Tito torres (PSDB-MG) participou na manhã dessa quinta-feira (09/04) de encontro com o secretário de Desenvolvimento Social, André Quintão, que atendeu convite feito pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência para discutir as ações do Estado a favor da causa. Quintão afirmou que cerca de R$ 200 milhões, oriundos de transferências dos governos Federal e Estadual para a área da assistência social, estão paralisados nas contas dos municípios mineiros e poderiam ser utilizados na formalização de convênios com asilos, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) ou com entidades afins.
De acordo com o secretário, uma das prioridades de sua gestão será a indução do gasto desses recursos de forma correta. A ideia, conforme explicou Quintão, é fazer um mutirão no Estado, para orientar e assessorar presencialmente as prefeituras sobre como utilizar essas verbas. Outro objetivo deste mutirão é apresentar o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, que irá vigorar a partir de julho, alterando as regras para realização de convênios.
“Fico muito satisfeito com a visita do secretário e espero que quando começarem os mutirões, que comecem pelo Médio Piracicaba, pela microrregião da Amepi onde estão muitas cidades pequenas que precisam realmente da liberação destes recursos”, disse Tito Torres ressaltando a importância dos mutirões propostos pelo secretário.