Início / Notícias / Prefeituras têm até 20 de maio para cumprir meta de vacinação contra gripe

Prefeituras têm até 20 de maio para cumprir meta de vacinação contra gripe

Mais de quatro milhões de mineiros devem tomar a vacina contra a gripe na campanha de 2016 que, oficialmente, acontece de 30 de abril a 20 de maio. Devem ser vacinadas as pessoas do considerado grupo prioritário – idosos acima de 60 anos, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, crianças entre seis meses e menos de 5 anos de idade, profissionais de saúde, indígenas, além dos doentes crônicos, como pessoas com diabetes, asma, bronquite e hipertensão.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) recomendou aos municípios iniciarem a campanha no dia 25 de abril (segunda-feira), mas cada prefeitura define o seu calendário de vacinação.

A vacina é produzida segundo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), com base nos vírus que estão circulando em cada hemisfério em um dado momento. A população tem acesso à vacina, gratuitamente, nos postos de saúde da rede pública, com as doses que protegem contra os três subtipos do vírus da gripe: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2), e Influenza B.

A doença
Com a chegada do outono e do inverno, uma doença bastante comum entra em cena: a gripe, cuja transmissão é favorecida, nos dias mais frios, pelo maior agrupamento de pessoas em ambientes fechados. Se não for tratada, a gripe pode causar complicações graves, e inclusive a morte.

Para se prevenir contra a gripe, é muito importante mudar alguns hábitos como: lavar a mão com mais frequência e levar o antebraço à boca ao espirrar ou tossir; evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies; não compartilhar objetos de uso pessoal e manter os ambientes bem ventilados, além de cuidar da saúde e dormir bem.

 

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES)/Portal AMM

Além disso, verifique

Escola referência em Monlevade vai receber mais de R$ 204 mil intermediados por Tito Torres

A Escola Estadual Luiz Prisco de Braga vai receber recursos emergenciais para agilizar a reforma ...

Deixe uma resposta