Início / Notícias / No dia Consciência Negra, deputado chama atenção para comunidades quilombolas do Estado

No dia Consciência Negra, deputado chama atenção para comunidades quilombolas do Estado

“A gente vivia quebrando pedra pra sobreviver. Carne pra comer era só o franguinho do quintal. Com o tempo é que nossa comunidade foi se desenvolvendo, através da Associação”. Essa fala é do Sr. Rafael, presidente da Associação Quilombola dos Moradores e Produtores Rurais da Comunidade Pedra Preta, no município de Minas Novas.

“Nesse Dia da Consciência Negra, quero homenagear o Sr. Rafael e todos os quilombolas do nosso Estado, que tem 392 comunidades reconhecidas oficialmente. Elas carregam consigo a força da resistência e da cultura afro-brasileira. Através do Sr. Rafael, quero honrar o povo negro e convidar a todos para refletirmos sobre nossas ações e como estamos contribuindo para a luta contra a desigualdade e contra o racismo em nosso país”, diz o deputado Tito Torres.

Através do seu trabalho parlamentar, Tito Torres conseguiu que a Associação Quilombola de Pedra Preta fosse reconhecida como Instituição de Utilidade Pública. “Ter um registro como esse contribui para melhorar as condições socioeconômicas, culturais e educativas da população local”, explica o deputado.

Tito Torres também destinou um veículo de passeio para atender a Associação, através de emenda parlamentar. “Sei que isso é muito pouco diante de todas as necessidades, mas tenho certeza de que já trouxe melhorias para a qualidade de vida dos quilombolas de Pedra Preta. Meu objetivo é continuar trabalhando para contribuir cada vez mais”, afirma o deputado.

Além disso, verifique

Seminário discute crise climática em Minas

Das 20 cidades mais quentes do País em 2023, 19 estão em Minas. A temperatura ...