Atendendo pedidos de representantes da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) e do comércio em geral, o deputado Tito Torres apresentou requerimento na Assembleia Legislativa de Minas Gerais solicitando que seja realizada Audiência Pública na Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Casa, objetivando debater as questões relativas às realizações de feiras itinerantes em diversos municípios de Minas Gerais. A requisição foi aprovada e aguarda agendamento.
Segundo o deputado, os comerciantes em geral há anos vem lutando para proibir a realização das feiras itinerantes. “Tendo em vista os grandes prejuízos causados aos setores empresarial, industrial e comercial, legalmente estabelecidos e aos cofres públicos do Estado, iremos debater o tratamento igual, tanto em questões de tributos como de fiscalização, para que o comércio local não saia perdendo”, explica Tito Torres.
Em reunião com a diretoria do CDL- João Monlevade, comerciantes locais e o presidente da CDL-Itabira, Maurício Henrique Martins, na tarde da última sexta-feira (13/11), foi ressaltada a concorrência desleal ao comércio local, já que os feirantes não são obrigados sequer emitir nota fiscal. “Isso caracteriza evasão de impostos e acreditamos que o Estado não quer abrir mão desta receita”, afirma Luiz Eugênio Oliveira, presidente do CDL de João Monlevade.