A proposta de criação do Parque Metropolitano da Serra do Curral será debatida nesta terça-feira (25/4/23), às 9 horas, em audiência pública da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. A audiência quer ouvir entidades e gestores de BH, Nova Lima e Sabará sobre proposta de criar área para preservação e lazer.
A reunião será no Auditório José Alencar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e foi solicitada pelo deputado Doorgal Andrada (Patri), defensor da ideia de criação do parque como um local de preservação e também de lazer, turismo, prática esportiva e eventos.
A implementação do parque metropolitano proposto depende de ações integradas dos municípios de Belo Horizonte, Nova Lima e Sabará, tendo sido convidados para o debate prefeitos e secretários municipais de meio ambiente dos três municípios, além de gestores de órgãos do Governo do Estado, a exemplo do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) e do Instituto Estadual de Florestas (IEF).
Também estão convidados representantes de instâncias como Associação Mineira de Defesa do Ambiente (AMDA), Projeto Manuelzão e Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).
Integração
A proposta do parque, segundo Doorgal Andrada, já foi levada por ele a reuniões com autoridades dos municípios envolvidos e representantes de instituições da sociedade civil.
O site da Campanha pelo Parque Metropolitano da Serra do Curral destaca que a serra está em vários municípios, em terrenos públicos e privados, sendo que alguns trechos já são parques e áreas de preservação, outros são propriedades particulares e áreas de exploração e mineração.
Nesse sentido, a proposta apresentada é a de unificar toda a área em questão num grande parque que preserve a serra e também sirva de espaço para turismo e uso sustentável pelos cidadãos.
Com informações do Portal da ALMG