Início / Notícias / Estado prorroga até 24/04 prazo para inscrições no programa Alô, Minas!

Estado prorroga até 24/04 prazo para inscrições no programa Alô, Minas!

Em decorrência da pandemia do Covid-19, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) prorrogou, até o dia 24 deste mês, o prazo para as cidades mineiras se inscreverem no Alô, Minas!. O programa, criado pela pasta com o apoio da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), vai levar cobertura de telefonia móvel a 300 distritos e localidades de Minas Gerais, promovendo inclusão tecnológica e integração regional.

Os municípios interessados devem se inscrever pelo Sistema Eletrônico de Informações (Sei!MG) até as 18h do dia 24/4, assinando o Termo de Adesão com o Estado. De acordo com a retificação do edital de chamamento público, publicada sexta-feira (3/4) no Diário Oficial, a divulgação dos selecionados será feita no dia 1º de maio. Os recursos poderão ser realizados até 18h do dia 8/5, com publicação do resultado no dia 18/5.

Processo

Nesta primeira etapa, quando os municípios assinam o termo com o Estado, é preciso indicar os novos distritos – que estejam incluídos na Base da Divisão Territorial de Minas Gerais, publicada pela Fundação João Pinheiro (FJP) – ou as localidades – que tenham local de votação com, no mínimo, 500 eleitores, com base em dados do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).

Distritos terão prioridade na seleção, conforme o edital de chamamento. Caso o número de distritos e localidades aptos a participarem do Alô, Minas! ultrapasse o limite de 300, serão escolhidos aqueles com maior número total de eleitores. Os distritos mineiros sem telefonia móvel foram criados após o lançamento do Minas Comunica II, que, à época, contemplou em seu edital todos os distritos do Estado sem acesso a esse serviço. Foram beneficiados 707 distritos mineiros e 1,17 milhão de pessoas.

Responsabilidade

Os municípios que aderirem ao programa Alô, Minas! terão responsabilidades como prover e disponibilizar terreno para que a operadora prestadora do serviço possa construir e instalar a torre de telefonia por um período de 20 anos, de acordo com os aspectos técnicos para a cobertura do sinal.

As prefeituras deverão construir e manter acesso para deslocamento até a torre, além de empenhar esforços para a tramitação ágil dos processos necessários junto aos órgãos competentes, como licenciamento ambiental, emissão de alvarás de construção e aprovação nos conselhos que tenham órgão municipal.

Ao Governo estadual caberá realizar Seleção Pública com as operadoras prestadoras de Serviço Móvel Pessoal (SMP) para implementação nos novos distritos e localidades selecionados, além de intermediar e acompanhar a relação entre o município e a empresa vencedora.

Além disso, verifique

Deputado Tito Torres participa de inauguração da UBS Bonfim em Pedra Azul

Tito Torres esteve em Pedra Azul, na região do Vale do Jequitinhonha, nesta terça-feira (06/02), ...