A proposição 2.157 de 2015, de autoria do deputado Tito Torres, que declara de utilidade pública a Associação Social e Cultural Folia da Vaca Mineira de João Monlevade, foi sancionada pelo governador de Minas gerais nesta quarta-feira (02/12), portanto, se tornou a Lei 21863.
Para Tito Torres, ter o projeto de lei sancionado significa poder proporcionar aos membros da associação uma melhor condição de trabalho. “A Associação não distribui lucros, vantagens ou bonificações a dirigentes, associados ou mantenedores, sob nenhuma forma, destinando toda sua renda ao atendimento beneficente e gratuito de suas finalidades”, ressaltou o parlamentar.
O Grupo foi criado em 26 de agosto de 2004, em João Monlevade, com o propósito de promover uma melhor expectativa de vida para aposentados, com intuito de resgatar o motivacional através de atividades físicas e artesanato. Em 2007, Terezinha Miranda decidiu junto aos membros do grupo introduzir as novas atividades como meio de integração social: Teatro, dança e música. Assim nasceu o Projeto “Associação Social e Cultural Folia da Vaca Mineira”, cujo objetivo é o de resgatar através das artes cênicas, música e dança a história cultural e das vivências dos antepassados repassados via oralidade e seu canto.