A Associação dos Agentes Recicladores de Crucilândia e Região (ARC) recebeu o título de utilidade pública estadual por meio da lei 26425/2023, de autoria do deputado Tito Torres, publicada na quinta-feira (31/08). A conquista é um reconhecimento importante do trabalho da ARC, que atua na defesa dos interesses dos catadores de materiais recicláveis da região.
Fundada em 2010, a ARC conta com cerca de 50 associados e é responsável pela triagem, compostagem e destinação dos resíduos sólidos urbanos gerados nos municípios de Crucilândia, Piracema, Piedade dos Gerais e Bonfim. A ARC desempenha um papel fundamental na promoção da reciclagem na região, contribuindo para a redução da poluição e a conservação dos recursos naturais. A associação também atua na qualificação profissional dos catadores, oferecendo cursos e capacitações.
O título de utilidade pública é um importante passo para a consolidação da ARC como uma referência na área, conferindo à entidade uma série de benefícios, como a isenção de impostos e taxas, o acesso a créditos e financiamentos, e a possibilidade de firmar convênios com órgãos públicos.
“Gostaria de agradecer ao deputado Tito Torres porque, graças ao seu empenho e dedicação, foi declarado o reconhecimento estadual da Associação como entidade de utilidade pública. Tal feito irá viabilizar novos recursos e parcerias, além de valorizar e trazer credibilidade para o trabalho realizado por nós, membros da associação, e enaltecer toda a classe dos recicladores que preza pela preservação do meio ambiente”, comemora Thiago Lisboa, tesoureiro da ARC.
Tito Torres também celebrou a conquista. “A ARC é uma associação que realiza um trabalho fundamental para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social através de geração de renda para muitas famílias”, afirma o deputado que preside a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia de Minas.
Principais atividades da ARC
- Triagem, compostagem e destinação dos resíduos sólidos urbanos gerados nos municípios de Crucilândia, Piracema, Piedade dos Gerais e Bonfim;
- Qualificação profissional dos catadores;
- Defesa dos interesses dos catadores de materiais recicláveis.