Início / Notícias / Aprovada a Lei que beneficia espaço de arte e cultura em Belo Horizonte

Aprovada a Lei que beneficia espaço de arte e cultura em Belo Horizonte

O ECA – Espaço de Cultura e Arte trabalha, desde 2014, para a democratizar o acesso à cultura, propagar manifestações artísticas e para a construção da cidadania com o objetivo de estimular e desenvolver a arte com foco na socialização. O Espaço agora se tornou uma Entidade de Utilidade Pública através da Lei 24.137/2022, de autoria do deputado Tito Torres, que foi sancionada neste dia 7 de junho.

Com o título de Entidade de Utilidade Pública, a instituição está apta para firmar convênios com o Governo do Estado e reivindicar isenção de pagamentos de taxas e impostos. Além disso, o título confere credibilidade, pois é um reconhecimento oficial do serviço e da atuação em favor da comunidade.

“O ECA – Espaço de Cultura e Arte surgiu com as portas abertas e tendo como principal objetivo estimular e desenvolver a arte em Minas Gerais, atuando como um importante espaço para o ensino, a produção cultural e a ocupação artística. O ECA é, ao mesmo tempo, múltiplo, pois tem em foco a socialização como construção da cidadania, a democratização do acesso à cultura e a propagação da arte”, afirma o presidente da entidade, Felipe Guimarães.

A Associação tem diversos projetos como o “CineEca”, que resgata a prática do cinema mudo, com projeções, trazendo a atmosfera dos primórdios do cinema. O “Beethoven – Fantasia do Imortal” é outra iniciativa no formato de um recital dramático que associa música, cartas e poesia, interpretado pela atriz Ana Clara Vieira e com obras do compositor tocadas pelos pianistas Bárbara Freitas e Ricardo Matosinho.

“Ad Libitum” é outro projeto formado por três renomados músicos – Fabíola Protzner (soprano), Pedro Vianna (barítono) e Ricardo Matosinho (piano) – com o propósito de unir em espetáculo obras de compositores da música erudita, assim como consagradas canções do universo popular. E tem ainda o “Música no Hospital” que o Eca, em parceria com o Instituto Mário Penna, implementou com o objetivo de contribuir na recuperação dos pacientes e na humanização do ambiente hospitalar.

Além disso, verifique

Caiana inaugura obras e realiza Festa de São João

Tito Torres esteve na cidade de Caiana, no último sábado (25), junto com o prefeito ...