Início / Destaque / Apac de Rio Piracicaba é beneficiada por ações de Tito Torres
apacfemrpiracicaba-541x287

Apac de Rio Piracicaba é beneficiada por ações de Tito Torres

Instituição que se baseia na valorização humana foi objeto de projeto de lei e destinatária de emenda do deputado

Em meio a realidade do sistema prisional brasileiro conhecido pelas rebeliões, fugas e presídios superlotados, a cidade de Rio Piracicaba abriga uma entidade que é referência em proteção a condenados. Ou melhor, a condenadas. A Associação de Assistência aos Condenados (APAC) de Rio Piracicaba atende apenas mulheres da Região do Médio Piracicaba e se tornou entidade de Utilidade Pública graças a lei de autoria de Tito Torres.

O título de Utilidade Pública Estadual concedido à Apac, através de projeto do deputado, permite que a instituição melhore os serviços prestados pleiteando auxílios junto aos poderes públicos. Um dos benefícios já possibilitados foi a indicação de emenda parlamentar, também de Tito Torres, no valor de R$41 mil para a unidade. Atualmente, 40 mulheres cumprem pena na instituição, 24 em regime fechado e 13 em semi-aberto.

Na Apac feminina de Rio Piracicaba, as recuperandas (como são chamadas as condenadas) contam com iniciativas de ressocialização, laboterapia e cursos profissionalizantes como corte e costura, logística e confeitaria. Além disso, há um trabalho de aproximação familiar, apoio psicológico, orientação espiritual, aulas de zumba e aeroboxe dentre outras atividades.

ESPERANÇA

Todo o trabalho de manutenção é feito pelas próprias mulheres, que também comercializam artesanato, roupas e tapetes de crochês, bonecos de feltro e brinquedos pedagógicos produzidos por elas. Na unidade também são fabricados salgados para festas, que já tem uma boa clientela na cidade. Tanto que foi inaugurada recentemente uma unidade produtiva: a Confeitaria Esperança que ampliou a produção além de valorizar o trabalho das recuperandas.

Leia mais:

Apacs de Santa Bárbara e Rio Piracicaba são declaradas de utilidade pública

Além disso, verifique

16002887_1808161939435763_8405158215670752911_n

Através de Tito Torres, programa Visão para o Futuro atende a mais de 5 mil pessoas em 2017

Mais de 5 mil pessoas tiveram a oportunidade de cuidar da saúde visual gratuitamente através ...