Início / Notícias / Apac referência nacional conta com apoio de Tito Torres

Apac referência nacional conta com apoio de Tito Torres

Instituição que se baseia na valorização humana foi objeto de projeto de lei e destinatária de emenda do deputado

Em meio a realidade do sistema prisional brasileiro conhecido pelas rebeliões, fugas e presídios superlotados, a cidade de Rio Piracicaba abriga uma entidade que é referência em proteção a condenados. Ou melhor, a condenadas. A Associação de Assistência aos Condenados (APAC) de Rio Piracicaba atende apenas mulheres da Região do Médio Piracicaba e se tornou entidade de Utilidade Pública graças a lei de autoria de Tito Torres.

O título de Utilidade Pública Estadual concedido à Apac, através de projeto do deputado, permite que a instituição melhore os serviços prestados pleiteando auxílios junto aos poderes públicos. Um dos benefícios já possibilitados foi a indicação de emenda parlamentar, também de Tito Torres, no valor de R$41 mil para a unidade. Atualmente, 40 mulheres cumprem pena na instituição, 24 em regime fechado e 13 em semi-aberto.

Na Apac feminina de Rio Piracicaba, as recuperandas (como são chamadas as condenadas) contam com iniciativas de ressocialização, laboterapia e cursos profissionalizantes como corte e costura, logística e confeitaria. Além disso, há um trabalho de aproximação familiar, apoio psicológico, orientação espiritual, aulas de zumba e aeroboxe dentre outras atividades.

ESPERANÇA

Todo o trabalho de manutenção é feito pelas próprias mulheres, que também comercializam artesanato, roupas e tapetes de crochês, bonecos de feltro e brinquedos pedagógicos produzidos por elas. Na unidade também são fabricados salgados para festas, que já tem uma boa clientela na cidade. Tanto que foi inaugurada recentemente uma unidade produtiva: a Confeitaria Esperança que ampliou a produção além de valorizar o trabalho das recuperandas.

Leia mais:

Apacs de Santa Bárbara e Rio Piracicaba são declaradas de utilidade pública

Além disso, verifique

Tela votação remota Assembleia de Minas

Aprovada em definitivo PEC que transfere recursos para municípios

Emenda à Constituição já pode ser promulgada pela Mesa da ALMG após aprovação nesta segunda ...