O Grêmio Esportivo Monlevadense foi declarado entidade de Utilidade Pública Estadual através de projeto de lei do deputado Tito Torres, no último dia 23/03. A conquista foi comemorada pelos membros da diretoria que planejam retomar as atividades do clube e transformá-lo novamente em símbolo esportivo na cidade.
“Com a aprovação do projeto, o Grêmio Esportivo Monlevadense poderá firmar convênios com o Governo do Estado e contar com mais recursos públicos para aprimorar suas atividades, tanto esportivas quanto sociais”, explica Tito Torres. O clube, segundo o presidente Delci Couto, estava há mais de 20 anos sem atividades e agora contará com projetos voltados para a comunidade. “O Grêmio já foi destaque em toda a região com seus times de futebol. Vamos retomar as atividades e dar andamento nas ações de incentivo a prática de esportes que serão abertas a escolas e ao público em geral”, diz Couto.
O título de utilidade pública confere credibilidade, pois é um reconhecimento oficial do serviço prestado pela instituição. Agora, com este título, a instituição poderá firmar convênios com o Governo do Estado e reivindicar, nos órgãos competentes, isenção de contribuições destinadas à seguridade social e de pagamento de emolumentos (taxas cobradas por cartórios), bem como imunidade fiscal.
Grêmio Esportivo Monlevadense
O clube marcou época na cidade com suas equipes de basquete, voleibol e futebol de salão. Nesta última modalidade, foi duas vezes vice-campeão mineiro e uma vez campeão do interior de Minas.
Desportistas e craques do esporte monlevadense fizeram parte da história do clube, entre eles, Omar Antunes (o popular Gigante), Cândido, Geraldinho Vieira, Gregório, Minguinha, Curió, Jésus Godelo, Dely, Miltinho, Edu Maluf, Futrica e muitos outros.