A entidade receberá o título de utilidade pública através de projeto de lei do deputado Tito Torres.
A proposição 2.157 de 2015, de autoria do deputado Tito Torres, que declara de utilidade pública a Associação Social e Cultural Folia da Vaca Mineira de João Monlevade, foi aprovada nesta quarta-feira (21/10) e segue agora para redação final em plenário. Através deste benefício a entidade terá condições de aprimorar os serviços que presta à comunidade. O título de utilidade pública a credencia a pleitear auxílios e benefícios junto aos poderes públicos.
O deputado Tito Torres ressaltou a importância da Associação para o município. “A Folia da Vaca Mineira é uma forma de representação folclórica que resgata a memória e cultura de Monlevade. Além disso, a entidade também presta serviços de assistência social e educacional à comunidade”, destacou o parlamentar.
O Grupo foi criado no ano de 2004, com a finalidade de promover uma melhor expectativa de vida para aposentados através de atividades físicas e artesanato. Em 2007, foram introduzidas novas atividades como meio de integração social: teatro, dança e música. Assim nasceu o Projeto “Associação Social e Cultural Folia da Vaca Mineira”, cujo objetivo é o de resgatar através das artes cênicas, música e dança a história cultural e das vivências dos antepassados repassados via oralidade e seu canto.
A Associação não distribui lucros, vantagens ou bonificações a dirigentes, associados ou mantenedores, sob nenhuma forma, destinando a totalidade das rendas apuradas ao atendimento beneficente e gratuito de suas finalidades.