Início / Destaque / Tito Torres e presidente da Petrocity apresentam projeto de Ferrovia ao governador
m_selecionar

Tito Torres e presidente da Petrocity apresentam projeto de Ferrovia ao governador

O projeto da Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo (EFMES) foi apresentado nesta quarta-feira (23/10) ao governador de Minas, Romeu Zema. O deputado Tito Torres articulou o encontro entre o governador e o presidente da Petrocity, José Roberto Silva, que apresentou a iniciativa que terá grande impacto em Minas Gerais. Também participaram da reunião o chefe de gabinete da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, Pedro Calixto, e o consultor da Petrocity em Minas Gerais, Clésio Gonçalves.

Romeu Zema se mostrou otimista com o projeto se referindo a ele como excepcional. “Vou falar com o Casa Grande (governador do Espírito Santo) para intensificar o apoio ao projeto, pois é muito bom para o Espírito Santo e para Minas Gerais”, afirmou.

De acordo com o presidente da empresa, a ferrovia vai ligar o Centro Portuário São Mateus (CPSM), no Espírito Santo, a Sete Lagoas, em Minas Gerais. O objetivo é suprir a necessidade de escoamento da produção de indústrias do norte do Espírito Santos e do interior de Minas. Estão planejadas cinco Unidades de Transbordo e Armazenamento de Cargas (Utacs) ao logo dos 553 km da nova ferrovia. No Espírito Santo terá a unidade de Barra de São Francisco e as demais estão em Minas: Governador Valadares, Santa Maria de Itabira, Aeroporto de Confins e Sete Lagoas. “Desde janeiro estou acompanhando e apoiando a implantação deste projeto que vai fazer uma grande diferença na infraestrutura do nosso Estado”, disse Tito Torres.

O projeto está em fase de discussões com a realização de audiências públicas nos municípios que serão impactados diretamente. O objetivo é esclarecer a população e discutir os impactos locais da implantação da ferrovia. Já foram realizadas audiências públicas nas cidades de São Mateus e Barra do São Francisco, no Espírito Santo. Em Minas Gerais, as discussões já aconteceram em Governador Valadares, Ipatinga, Itabira e a próxima será em Pedro Leopoldo, em novembro.

Veja mais: Tito Torres conhece projeto de nova ferrovia que ligará Minas Gerais ao Espírito Santo 

Além disso, verifique

m_48408750666_4ff3d1c091_o

Com cooperação chinesa, Itabira poderá tirar importantes projetos do papel

Executivos chineses das companhias Chalieco e Cinf Engineering, assinaram na segunda-feira (29/7), com a Prefeitura de Itabira, um ...