A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou, na manhã da última sexta-feira (19/06), uma reunião especial dentro da programação da Assembleia Fiscaliza. O deputado Tito Torres presidiu os trabalhos, que contaram com a presença do Secretário de Estado de Meio Ambiente, Lyssandro Norton Siqueira, para apresentar o balanço das ações e os resultados da secretaria no último ano.
Esse ciclo de reuniões faz parte do trabalho institucional da Assembleia para acompanhar de perto as políticas públicas e garantir a transparência na gestão do Estado. No encontro, foram tratados temas importantes da pauta ambiental de Minas, como a segurança de barragens de mineração, os processos de licenciamento, as questões climáticas e o apoio ao desenvolvimento sustentável.
Diálogo e Apoio ao Produtor Rural
Um dos temas destacados pelo deputado Tito Torres foi a busca por um equilíbrio que beneficie quem trabalha no campo em menor escala. Ele ressaltou a importância de construir caminhos mais simples e adequados para a agricultura familiar, diferenciando as exigências feitas aos pequenos produtores daquelas aplicadas aos grandes empreendimentos.
“Precisamos dar um tratamento adequado aos pequenos produtores rurais, defendendo que os agricultores familiares não sejam submetidos às mesmas exigências que são impostas aos grandes empreendimentos.”
Trabalho em Parceria

Logo após a sessão, em entrevista à TV Assembleia, o deputado explicou que os assuntos tratados no Assembleia Fiscaliza refletem as demandas que chegam de forma natural de todas as regiões de Minas. Ele reforçou que o objetivo do diálogo é sempre somar forças para fazer o Estado avançar.
“A gente espera que o Estado esteja presente, trazendo respostas aos questionamentos. São várias audiências públicas, são vários requerimentos.”
Com o encerramento da reunião especial, a Comissão de Meio Ambiente segue acompanhando as ações do órgão, mantendo o compromisso de dialogar e colaborar para que as políticas ambientais tragam benefícios reais para todos os mineiros.
Tito Torres Deputado Estadual de MG