Início / Notícias / Tito Torres apresenta projeto para reduzir prejuízos, e consequente onda de desemprego em Minas, que podem ocorrer com a Pandemia

Tito Torres apresenta projeto para reduzir prejuízos, e consequente onda de desemprego em Minas, que podem ocorrer com a Pandemia

Diante do cenário de crise que se instala com a chegada do Novo Coronavírus em Minas Gerais, o deputado Tito Torres apresentou nesta terça-feira (24) o projeto de lei 1695/2020. A proposição busca amenizar os efeitos da pandemia sobre a economia mineira e manter os milhares de empregos que os estabelecimentos comerciais e industriais geram no Estado.

O projeto estabelece medidas para reduzir prejuízos das empresas que tiveram as suas atividades interrompidas. O PL 1695/2020 propõem a suspensão do pagamento das tarifas de água e esgoto e de energia elétrica, prevê a disponibilização de linha de crédito para as microempresas e empresas de pequeno porte através do BDMG, prorroga o pagamento do ICMS e suspende a cobrança administrativa e judicial, de quaisquer tributos, multas e demais encargos.

“Quem teve que fechar as portas para ajudar a reduzir a disseminação do Covid-19 será beneficiado, caso a lei seja sancionada. O projeto foi elaborado de acordo com as principais demandas apresentadas por empregadores e o nosso grande objetivo é reduzir o desemprego e garantir a renda das famílias”, explica Tito Torres.

Alívio para enfrentar a crise

Dentre as medidas apresentadas pelo PL 1695/2020 está a suspensão do pagamento das tarifas de água, esgoto e de energia elétrica as Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Copasa Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais SA (Copanor) e Centrais Elétricas de Minas Gerais (Cemig). A suspensão aplica-se durante o período de fechamento dos estabelecimentos, conforme prazo determinado pelo Poder Público.

De acordo com o projeto do deputado Tito Torres, também poderá ser disponibilizada pelo Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais (BDMG) uma linha de crédito para as microempresas e empresas de pequeno porte. O valor será equivalente à média das três últimas folhas salariais, limitado ao montante de R$ 50 mil, que deverá ser destinado para pagamento dos funcionários.

A proposta também prorroga, para o mês subsequente à cessação da suspensão das atividades de estabelecimentos, o pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Também prevê (durante o período de fechamento) a suspensão da cobrança, administrativa e judicial, de quaisquer tributos, multas e demais encargos devidos pelos contribuintes.

Assim como os demais projetos que buscam estabelecer medidas de prevenção e combate à propagação do Novo Coronavírus, o PL 1695/2020 do deputado Tito Torres terá prioridade na pauta da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O Poder Legislativo de Minas continua funcionando com votações online feitas por meio de aplicativo, trabalho remoto, escala mínima e jornada reduzida para os servidores.

Além disso, verifique

Foto de pintura rupestre em caverna no Parque Nacional Vale do Peruaçu

Parque Nacional Cavernas do Peruaçu recebe título de Patrimônio Natural pela Unesco

O Vale do Peruaçu, localizado no Norte de Minas Gerais, foi oficialmente reconhecido como Patrimônio ...