Início / Notícias / Serviços são paralisados em 578 prefeituras

Serviços são paralisados em 578 prefeituras

Manifestação de prefeitos pretendeu chamar atenção do Governo Federal para as dificuldades enfrentadas pelos municípios.

Cerca de 68% das cidades mineiras, espalhadas por todas as regiões do Estado, aderiram à manifestação da última segunda-feira (24/08), organizada pela Associação Mineira de Municípios (AMM). Falta de atualização dos valores destinados ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM), redistribuição da arrecadação de impostos, definição dos repasses pendentes dos convênios entre a União, Estado e municípios e revisão do Pacto Federativo, estão entre as pautas municipalistas que deram origem ao movimento. Para o presidente da AMM e prefeito de Pará de Minas, Antônio Júlio, os repasses do governo federal são as maiores fontes de receitas da maioria dos municípios, quando não são a única. “Esses valores diminuem cada vez mais, forçando os prefeitos a tomarem decisões drásticas para conseguirem atender as demandas da população”.

Tito Torres destacou a participação do Médio Piracicaba na manifestação através da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi). As 14 cidades que integram a Associação aderiram ao movimento. “Matérias de TV e rádio destacaram a paralisação feita por diversas prefeituras mineiras. Foi uma ação importante para chamar a atenção do Governo Federal e da população para as dificuldades que as gestões municipais estão enfrentando. As cidades da região do Médio Piracicaba, assim como de todo o Estado, estão sofrendo com a falta de verbas e a concentração de recursos nas mãos do Governo Federal que precisa, com urgência, dar mais atenção a essa situação”, disse o deputado.

Prefeitos e representantes de  São Domingos do Prata, Itabira, João Monlevade, Bom Jesus do Amparo, São José do Goiabal, Nova Era, Barão de Cocais, Santa Maria de Itabira, Santa Bárbara, Dionísio e São Gonçalo do Rio Abaixo se reuniram na BR-381, próximo ao Trevo de Itabira, reivindicando principalmente o aumento no repasse dos recursos dos governos federal e estadual.

Com informações da AMM

 

 

Além disso, verifique

Ligas de Desportos do Vale do Aço e de Barão de Cocais são reconhecidas como entidades de utilidade pública estadual

O deputado Tito Torres teve aprovadas duas leis de sua autoria que representam importantes conquistas ...

Deixe um comentário