Início / Notícias / Rio São Francisco é tema da cerimônia da Ordem do Mérito Legislativo
Foto: Leo Drumond - Exposição "Os Chicos".

Rio São Francisco é tema da cerimônia da Ordem do Mérito Legislativo

972358
Foto: Cerimônia da Ordem do Mérito Legislativo.

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizou, na segunda-feira (28/9), a entrega da Ordem do Mérito Legislativo. Com o tema “Rio São Francisco, rio-mar”, a solenidade homenageou 92 personalidades e entidades que se destacaram pelos serviços prestados para a sociedade.

Para o deputado Tito Torres, que esteve presente no evento, a escolha do Rio São Francisco como tema da cerimônia reflete a situação atual do país. “O Brasil e Minas Gerais enfrentam uma grave crise hídrica. O São Francisco está morrendo e, por isso, é preciso enfatizar sua importância para a sociedade, os elementos naturais que o cercam, a força das comunidades ribeirinhas e suas manifestações culturais”, ressalta o parlamentar.

Durante a semana, outra atividade relativa ao tema na Galeria de Arte da ALMG,  é a exposição “Os Chicos”, do fotógrafo Leo Drumond e do jornalista Gustavo Nolasco. Resultado de um levantamento feito por cerca de 100 dias, entre 2007 e 2011, Leo e Gustavo percorreram as comunidades ribeirinhas do Rio São Francisco, entrevistando e documentando histórias de pessoas com nomes de Francisco ou Francisca.

A exposição "Os Chicos".
Foto: Exposição “Os Chicos”.

Rio São Francisco
O rio São Francisco, popularmente conhecido por “Velho Chico”, nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais. Possui uma extensão de 2800 quilômetros e atravessa os estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas.

O São Francisco possui uma grande importância econômica na região por onde passa, pois, é usado para navegação (em alguns trechos), irrigação de plantações e pesca. Também é uma importante via de transporte de mercadorias na região.

Os principais produtos transportados são: sal, arroz, soja, açúcar, cimento, areia, manufaturados, madeira e alguns minérios. Há também o transporte de turistas, pois o passeio pelo rio é muito procurado.

Fonte: Portal ALMG

Além disso, verifique

Escola referência em Monlevade vai receber mais de R$ 204 mil intermediados por Tito Torres

A Escola Estadual Luiz Prisco de Braga vai receber recursos emergenciais para agilizar a reforma ...

Deixe uma resposta