Início / Notícias / Monlevade se destaca entre as cidades mais eficientes do país

Monlevade se destaca entre as cidades mais eficientes do país

Ranking da Folha de S.Paulo coloca o município entre os 876 melhores do Brasil

De acordo com o Ranking de Eficiência dos Municípios (REM-F), elaborado pelo jornal Folha de S.Paulo em parceria com o instituto de pesquisa Datafolha, João Monlevade está na 876ª posição em todo o Brasil e foi classificado como um município Eficiente, com pontuação de 0.517. As informações foram publicadas na edição do jornal do último domingo (28).

O Ranking é uma ferramenta inédita lançada pela Folha e mostra quais prefeituras entregaram mais serviços básicos à população usando menor volume de recursos financeiros, levando em conta indicadores de saúde, educação, saneamento e arrecadação para calcular a eficiência da gestão pública. O levantamento do jornal cobre e apresenta dados de 5.281 municípios brasileiros, o que corresponde a 95% do total, de 5.569.

Numa escala de 0 a 1, só 24% das cidades brasileiras ultrapassaram 0,50 e, por isso, podem ser consideradas eficientes. Na pesquisa, as cidades foram classificadas como “Eficiente”, “Alguma eficiência”, “Pouca eficiência” e “Ineficiente”. No topo do ranking está Cachoeira da Prata (MG), com apenas 3.727 habitantes e heranças deixadas pelo passado industrial forte. Outra cidade mineira com destaque é Cataguases, na Zona da Mata, que ocupou a 5º posição no ranking. Na rabeira, estão cidades do Norte, Centro-Oeste e do Rio Grande do Sul.

Números

Comparando com a média nacional, os números apresentados por João Monlevade na pesquisa são favoráveis e de destaque. Na Educação, a pontuação da cidade foi de 0,524, contra 0,509 na média nacional. No Saneamento Básico, Monlevade aparece com 0,967 contra 0.567 da nacional. Na Saúde, a aplicação de recursos aparece como 35% da receita, enquanto a média nacional é de 24%. No quesito servidores por habitante, Monlevade aparece com 2,6 servidores para cada 100 habitantes, enquanto a média nacional é de 5,1 servidores por cidadão. Dos R$166,6 milhões arrecadados em 2013 (ano base para o ranking), João Monlevade ainda investiu 72% da receita em serviços públicos.

Fonte original: Jornal A Notícia

Além disso, verifique

Escola referência em Monlevade vai receber mais de R$ 204 mil intermediados por Tito Torres

A Escola Estadual Luiz Prisco de Braga vai receber recursos emergenciais para agilizar a reforma ...

Deixe uma resposta