Início / Destaque / Exposição sobre a crise climática segue aberta para visitação até 14 de março

Exposição sobre a crise climática segue aberta para visitação até 14 de março

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) está de portas abertas para o público interessado em visitar a exposição “Convivência com a crise climática em Minas Gerais”. O acervo exposto é oriundo, em grande parte, da cobertura jornalística do Seminário Técnico Crise Climática em Minas Gerais, lançado em março do ano passado. São vídeos, fotos e textos produzidos pela equipe da ALMG, disponíveis para visitação até o dia 14 de março de 2025, na Galeria de Arte do Palácio da Inconfidência (Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, Belo Horizonte).

De cunho jornalístico e didático, a exposição destaca experiências científicas, sociais e produtivas exitosas em diferentes regiões, levantadas ao longo do seminário, que reuniu autoridades, especialistas, pesquisadores e sociedade civil em sete encontros regionais.

As regiões visitadas estão representadas na exposição. Cada nicho conta com um exemplar de uma planta típica da região, um fone de audiodescrição para pessoas com deficiência visual e um tablet com informação de boas práticas desenvolvidas na região. Todos os materiais utilizados são sustentáveis.

Exposição traz interatividade e materiais reciclados 

Entre as práticas expostas estão as barraginhas de Paracatu, no Noroeste de Minas. A construção dessas estruturas foi uma das ações originadas do Zoneamento Ambiental Produtivo, instrumento de planejamento colaborativo que busca garantir o abastecimento de água e a sustentabilidade das atividades produtivas na região.

Outra iniciativa que pode ser conhecida durante a visitação é o Programa MinasCoop Energia. A iniciativa auxilia as cooperativas mineiras de diversas áreas, em especial no Vale do Jequitinhonha, a construir suas próprias usinas de energia, inicialmente fotovoltaicas, contribuindo para a transição energética sustentável.

Um nicho central apresentará o vídeo-documentário da TV Assembleia “Caos Hídrico”, com um texto descritivo da produção do vídeo. Dois espaços interativos chamam a atenção: um com o mapa de Minas, no qual o visitante poderá visualizar os principais riscos em relação ao clima de cada uma das regiões; outro para o visitante registrar como ele contribui para minimizar os efeitos da crise climática.

Painéis também explicam todas as frentes de atuação da Assembleia contra a crise climática, um com texto de apresentação gravado pelo presidente Tadeu Leite e outro sobre o que está por vir na agenda do Legislativo.

Escolas podem agendar visitação

Instituições de ensino podem agendar visitas guiadas à exposição Convivência com a crise climática em Minas Gerais”, em cartaz na Galeria de Arte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). As visitas, realizadas às segundas, quartas e sextas-feiras, às 8 e às 14 horas, atendem a grupos de até 35 estudantes. 

O Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) da ALMG agenda visitas de três formas:

A exposição pode ser visitada pelo público em geral até 14 de março de 2025, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Além disso, verifique

Tito Torres assume a presidência da Comissão de Meio Ambiente

Em reunião especial realizada na quarta-feira, 12 de fevereiro, pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento ...