Na quarta-feira (29/06) foi sancionada a lei 24.191/2022, de autoria do deputado Tito Torres, que declara de utilidade pública a centenária Corporação Musical Santa Cecília de Rio Piracicaba. A banda, que possui cerca de 30 músicos efetivos, é conhecida por participar de eventos na região e oferecer aulas de musicalização para a comunidade.
Mais de 20 pessoas – dentre crianças, adolescentes e adultos – são beneficiadas diretamente com aulas de diversos instrumentos musicais oferecidas pela Corporação. Desde a sua criação, a banda participa de diversos eventos religiosos, culturais e sociais na cidade de Rio Piracicaba e região do Médio Piracicaba. Dentre as diversas iniciativas desenvolvidas pela entidade estão o Encontro de Bandas de Rio Piracicaba e o projeto Banda de Música Itinerante, fazendo apresentação em praças e bairros da cidade.
Com mais de 100 anos de existência, a entidade só foi formalizada no ano de 1958 através de estatuto social próprio, tendo como primeiro presidente o Sr. Francisco Pantuza que muito contribuiu para a estruturação da banda. Atualmente, a Corporação é presidida por Maria Geralda de Freitas Silva.
Através do título conquistado com a lei, a Corporação está apta a firmar convênios com o Governo do Estado e reivindicar isenção de pagamentos de taxas e impostos. Além disso, o título confere credibilidade, pois é um reconhecimento oficial do serviço e da atuação da Corporação Musical que está em funcionamento a mais de cem anos.