Essa situação vem trazendo prejuízos para os moradores de Itabira, conforme o relato da vereadora Rose Felix Guimaraes. Muitas famílias, que residem nas rotas das barragens, não possuem condições financeiras para contratar advogados e estão tendo dificuldades em negociar indenizações, sofrendo prejuízos incalculáveis. Esta é apenas uma das situações causadas pela falta de um defensor público.
Atendendo o pedido da vereadora, o deputado Tito Torres esteve com a Dra. Raquel da Costa Dias, defensora pública-geral, solicitando a indicação de um defensor público para atender Itabira. A demanda foi recebida com muita atenção e boa vontade pela Dra. Raquel que sinalizou a possibilidade de, ainda este ano, indicar um defensor para a cidade.
“É um direito de toda pessoa ter os seus interesses defendidos, mas nem todos têm a condição financeira para contratar um advogado. Por isso a defensoria pública é essencial para garantir o acesso dos cidadãos à Justiça e a promoção dos direitos humanos. A Dra. Raquel se mostrou muito sensível ao nosso pedido e disse que existe a possibilidade de, ainda este ano, conseguir um defensor público para atender Itabira. Aproveitei a nossa conversa e solicitei o fortalecimento da defensoria de João Monlevade. Estamos trabalhando para garantir a quem precisa o direito fundamental à assistência jurídica integral e gratuita”, diz Tito Torres.