Início / Notícias / Assembleia apoia campanha de inclusão digital da UFMG
ufmg

Assembleia apoia campanha de inclusão digital da UFMG

Garantir aos estudantes de baixa condição socioeconômica os equipamentos tecnológicos necessários para a realização de suas atividades acadêmicas a distância, em tempos de pandemia. Este é o objetivo da campanha de doação Bolsa Apadrinhamento Inclusão Digital, uma parceria da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A iniciativa passa a contar, agora, com o apoio de divulgação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), no âmbito do projeto Assembleia Solidária.

A necessidade de isolamento social provocada pela disseminação da Covid-19 exige o acompanhamento e a realização de diversas atividades acadêmicas de maneira remota. Porém, muitos estudantes não possuem ferramentas essenciais para a execução desses trabalhos, como computador ou notebook, devido aos custos desse tipo de equipamento.

O projeto de apadrinhamento digital da Fump/UFMG objetiva amenizar os prejuízos desses jovens, permitindo que eles tenham igualdade de oportunidade com outros estudantes. A bolsa será destinada a alunos de primeira graduação da UFMG, regularmente matriculados e frequentes, classificados socioeconomicamente pela Fump nos níveis I, II e III, nessa ordem, em Belo Horizonte e Montes Claros.

A proposta faz parte da Política de Inclusão Digital da UFMG, que terá quatro etapas de inscrição para os graduandos assistidos. A doação dos equipamentos integra a primeira chamada.

O programa ainda prevê fases nas quais os inscritos poderão ser beneficiados com auxílio mensal para a contratação de serviços de internet, empréstimos de computadores e aquisição de equipamentos de tecnologia assistiva, para estudantes com deficiência. A campanha não tem prazo de encerramento determinado.

As doações – Quem quiser apoiar a iniciativa pode doar notebook ou computador, desde que possua a configuração que atenda às necessidades básicas de inclusão digital dos estudantes assistidos, que é: Core 2 Duo, 4GB, 500 HD/120 SSD. Os equipamentos devem ser entregues na sede da Fump (Avenida Antônio Abrahão Caram, 610 – Bairro São José, em BH), às terças-feiras, entre 9 e 12 horas; ou às quintas-feiras, entre 13 e 17 horas. Agende a sua doação através do e-mail comunica@fump.ufmg.br. Não haverá arrecadação de equipamentos na sede da Assembleia.

Também é aceita a doação em dinheiro, por meio do depósito de qualquer valor em duas contas-correntes da Fundação Mendes Pimentel: Banco do Brasil, agência 1615-2, conta corrente 22.942-3; e Banco Santander, agência 4546, conta corrente 13.004008-3. O CNPJ da Fump é 17.220.583.0001-69.

O montante arrecadado com os depósitos será convertido em bolsas de R$ 1,5 mil a serem depositados na conta de cada estudante beneficiado.

 

Com informações do portal da ALMG.

 

Além disso, verifique

ferrovia

Tito Torres busca entendimento para que nova ferrovia seja incluída no Plano Ferroviário de Minas

Nesta quinta-feira (09/07) foi dado mais um passo para implantação da nova ferrovia de Minas, ...