Início / Notícias / Tito Torres prestigia o 2° Festival Queijo Cabacinha em Pedra Azul

Tito Torres prestigia o 2° Festival Queijo Cabacinha em Pedra Azul

Neste sábado (16/09), o deputado Tito Torres participou do 2º Festival Queijo Cabacinha, em Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha, ao lado do prefeito do município Márcio Souto. O evento, realizado no Parque de Exposições Getúlio Vargas, reuniu música, gastronomia, exposição e degustação de queijos, e ainda seminários sobre produção, legalização e comercialização do queijo Cabacinha – uma iguaria da culinária local com forte tradição no município.

No segundo dia do festival, o destaque foi para o Prepara Gastronomia, um programa do Sebrae que promove a valorização da gastronomia local. Com o apoio do chef de cozinha Sérgio Vigniano, de Belo Horizonte, 15 estabelecimentos da cidade, prepararam receitas utilizando o queijo cabacinha como ingrediente principal.

“Foi um grande prazer prestigiar essa festa. Tive a oportunidade de conhecer muitos pratos deliciosos que tem o queijo Cabacinha como ingrediente. Parabéns à gestão do prefeito Marção pela iniciativa de realizar este festival que promove a cultura local, atrai turistas e fortalece a economia da região, ao mesmo tempo em que celebra o queijo cabacinha”, diz o deputado Tito Torres.

Em julho deste ano, com a publicação da Lei nº 24.379, o Queijo Cabacinha foi considerado Patrimônio Cultural e Imaterial de Minas Gerais e está passando atualmente pelo processo de caracterização, que permitirá a regularização das queijarias.

A prefeitura do município tem realizado e apoiado ações para a promoção do queijo Cabacinha. Uma delas é a pesquisa que vem sendo feita pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). O estudo, que deve ser concluído no início de 2024, vai servir de base para que o queijo, fabricado no Estado há mais de 80 anos, possa ser, finalmente, regulamentado.

Enquanto o estudo está em curso, os produtores da região têm passado por capacitações que visam aprimorar os processos produtivos e a estrutura das queijarias. Também há ações para levar tecnologias ao campo, que promovam o aumento da produção do queijo.

Além disso, verifique

Seminário discute crise climática em Minas

Das 20 cidades mais quentes do País em 2023, 19 estão em Minas. A temperatura ...