Início / Notícias / Lei Brasileira de Inclusão completa um ano com avanços na garantia de direitos
Foto: Raulzito/G1

Lei Brasileira de Inclusão completa um ano com avanços na garantia de direitos

Com punições para atitudes discriminatórias e com mudanças em áreas como a educação, a Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015), que foi criada há um ano e entrou em vigor há seis meses, representou um grande avanço na inclusão de pessoas com deficiência na sociedade. O Censo 2010 realizado pelo IBGE constatou que só em Minas Gerais, há 4,4 milhões de pessoas com deficiência, o que corresponde a 22,6% da população.

Membro efetivo da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas, o deputado Tito Torres comemora os avanços que o Estatuto trouxe para a sociedade. “ Essa lei tem outra grande função, que é a de ajudar na construção de uma sociedade mais solidária e livre de preconceitos”, ressalta o parlamentar.

Em relação à educação, a Lei Brasileira de Inclusão obriga as escolas privadas a acolher os estudantes com deficiência no ensino regular e a adotar as medidas de adaptação necessárias sem que nenhum ônus financeiro seja repassado às mensalidades nem às matrículas.

Outro avanço é que a lei sancionada determina que as empresas que tiverem entre 100 e 200 funcionários deverão ter 2% dos trabalhadores formados por pessoas com deficiências; 3%, no caso de empresas entre 201 e 500 funcionários; 4% nas companhias com 501 a mil empregados; e 5% nas empresas com mais de mil funcionários.

A Lei Brasileira de Inclusão possui mais de cem artigos que beneficiam as pessoas com deficiência, ao garantir a equiparação de oportunidades, da autonomia e da acessibilidade para este segmento da população brasileira. O texto, ainda, prevê que as pessoas com deficiência intelectual podem casar ou formar união estável.

Com informações da Agência Senado.

Além disso, verifique

Seminário discute crise climática em Minas

Das 20 cidades mais quentes do País em 2023, 19 estão em Minas. A temperatura ...

Deixe um comentário