Início / Notícias / Tito Torres toma posse para seu segundo mandato

Tito Torres toma posse para seu segundo mandato

Consternação pelas centenas de mortes no rompimento de barragem em Brumadinho marcou a cerimônia no Plenário

A marcha fúnebre executada por um bombeiro militar em homenagem às vítimas do rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, marcou a solenidade de posse dos parlamentares da 19ª Legislatura, no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na sexta-feira (1/2/19).

A reunião foi presidida pelo parlamentar mais idoso, Hely Tarqüínio (PV), de 78 anos, que abriu a cerimônia citando o sentimento de dor e de pesar de todo o povo mineiro representado no Legislativo e expressando a solidariedade humana e espiritual aos familiares e amigos das vítimas. “Asseguro a todos que a ALMG não faltará ao seu dever de enfrentar e superar os desafios para garantir que fatos como esse não se repitam”, afirmou.

A menção do presidente ao “trabalho heroico” do Corpo de Bombeiros Militar de Minas, no resgate das vítimas em Brumadinho, provocou o aplauso de todos os presentes. Ele citou ainda as outras forças policiais e de defesa civil, bem como os voluntários, vindos também de outras localidades. Além da marcha fúnebre, houve ainda um minuto de silêncio dedicado às vítimas.

Posse

Após o Hino Nacional, interpretado pela cantora lírica mineira Elizete Gomes, o deputado Hely Tarqüínio prestou o juramento e assinou o compromisso de posse. O deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT), que atuou como 1º-secretário, fez a chamada de deputados e deputadas, que também prestaram o compromisso e assinaram o termo de posse.

Expectativas

Em entrevista após a solenidade, Tito Torres falou do que espera de seu novo mandato. “Com os novos governos, tanto federal quanto estadual, acredito que Minas e o Brasil irão se fortalecer. O líder de Governo na Assembleia, o deputado Luiz Humberto, é um parlamentar de quem sou muito próximo e que, certamente, será um interlocutor, principalmente dos interesses dos mineiros. Com esse diálogo equilibrado com o Governo de Minas, a expectativa em relação ao segundo mandato é muito boa. Vou continuar com meus esforços para viabilizar recursos para a saúde, educação, infraestrutura e segurança dos municípios. Apesar da crise financeira, estamos confiantes que Minas irá se recuperar e voltar a crescer”, destacou.

Na oportunidade, o deputado comentou sobre o rompimento da barragem em Brumadinho. “Lamento profundamente pelas vítimas e seus familiares e por todas as implicações ambientais e econômicas que vem junto com essa tragédia. Também expresso meu agradecimento aos bombeiros, demais forças envolvidas e voluntários pelos trabalhos que estão realizando. As responsabilidades, tanto da empresa quanto do poder público, têm que ser avaliadas e os erros punidos e corrigidos. Precisamos reconhecer que a economia de Minas depende da atividade minerária. É preciso garantir que esse setor continue gerando empregos, mas que, principalmente, ofereça segurança aos trabalhadores e a população”, disse o deputado.

Com informações do Portal da ALMG


Além disso, verifique

Foto de pintura rupestre em caverna no Parque Nacional Vale do Peruaçu

Parque Nacional Cavernas do Peruaçu recebe título de Patrimônio Natural pela Unesco

O Vale do Peruaçu, localizado no Norte de Minas Gerais, foi oficialmente reconhecido como Patrimônio ...