Início / Notícias / Tito Torres prestigia o 2° Festival Queijo Cabacinha em Pedra Azul

Tito Torres prestigia o 2° Festival Queijo Cabacinha em Pedra Azul

Neste sábado (16/09), o deputado Tito Torres participou do 2º Festival Queijo Cabacinha, em Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha, ao lado do prefeito do município Márcio Souto. O evento, realizado no Parque de Exposições Getúlio Vargas, reuniu música, gastronomia, exposição e degustação de queijos, e ainda seminários sobre produção, legalização e comercialização do queijo Cabacinha – uma iguaria da culinária local com forte tradição no município.

No segundo dia do festival, o destaque foi para o Prepara Gastronomia, um programa do Sebrae que promove a valorização da gastronomia local. Com o apoio do chef de cozinha Sérgio Vigniano, de Belo Horizonte, 15 estabelecimentos da cidade, prepararam receitas utilizando o queijo cabacinha como ingrediente principal.

“Foi um grande prazer prestigiar essa festa. Tive a oportunidade de conhecer muitos pratos deliciosos que tem o queijo Cabacinha como ingrediente. Parabéns à gestão do prefeito Marção pela iniciativa de realizar este festival que promove a cultura local, atrai turistas e fortalece a economia da região, ao mesmo tempo em que celebra o queijo cabacinha”, diz o deputado Tito Torres.

Em julho deste ano, com a publicação da Lei nº 24.379, o Queijo Cabacinha foi considerado Patrimônio Cultural e Imaterial de Minas Gerais e está passando atualmente pelo processo de caracterização, que permitirá a regularização das queijarias.

A prefeitura do município tem realizado e apoiado ações para a promoção do queijo Cabacinha. Uma delas é a pesquisa que vem sendo feita pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). O estudo, que deve ser concluído no início de 2024, vai servir de base para que o queijo, fabricado no Estado há mais de 80 anos, possa ser, finalmente, regulamentado.

Enquanto o estudo está em curso, os produtores da região têm passado por capacitações que visam aprimorar os processos produtivos e a estrutura das queijarias. Também há ações para levar tecnologias ao campo, que promovam o aumento da produção do queijo.

Além disso, verifique

Foto de pintura rupestre em caverna no Parque Nacional Vale do Peruaçu

Parque Nacional Cavernas do Peruaçu recebe título de Patrimônio Natural pela Unesco

O Vale do Peruaçu, localizado no Norte de Minas Gerais, foi oficialmente reconhecido como Patrimônio ...