Início / Notícias / Associação de comunidade quilombola ganha título de Utilidade Pública

Associação de comunidade quilombola ganha título de Utilidade Pública

A Associação Quilombola dos Moradores e Produtores Rurais da Comunidade de Pedra Preta, em Minas Novas, agora é reconhecida como instituição de Utilidade Pública através da Lei 23388/2019. Tito Torres foi o responsável por desarquivar o projeto que deu origem a lei, atendendo a pedidos da comunidade.

Melhorar as condições socioeconômicas, culturais e educativas, bem como a montagem de uma rádio comunitária rural são objetivos da Associação. A instituição também se propõe a promover o desenvolvimento de atividades que contribuam para erradicar o racismo, a discriminação e o preconceito racial, promover o exercício da cidadania, entre outros. A proposta que originou a lei é a 4095/2017, de autoria do ex-deputado Tiago Ulisses, que havia sido arquivada no final da legislatura passada.

Com o título, a Associação poderá firmar convênios com o Governo do Estado e reivindicar isenção de pagamentos de taxas e impostos. Além disso, o título confere credibilidade, pois é um reconhecimento oficial do serviço e da atuação em favor da comunidade, prestados pela Associação.

 

Além disso, verifique

Foto de pintura rupestre em caverna no Parque Nacional Vale do Peruaçu

Parque Nacional Cavernas do Peruaçu recebe título de Patrimônio Natural pela Unesco

O Vale do Peruaçu, localizado no Norte de Minas Gerais, foi oficialmente reconhecido como Patrimônio ...