Início / Notícias / Aprovada a Lei que beneficia espaço de arte e cultura em Belo Horizonte

Aprovada a Lei que beneficia espaço de arte e cultura em Belo Horizonte

O ECA – Espaço de Cultura e Arte trabalha, desde 2014, para a democratizar o acesso à cultura, propagar manifestações artísticas e para a construção da cidadania com o objetivo de estimular e desenvolver a arte com foco na socialização. O Espaço agora se tornou uma Entidade de Utilidade Pública através da Lei 24.137/2022, de autoria do deputado Tito Torres, que foi sancionada neste dia 7 de junho.

Com o título de Entidade de Utilidade Pública, a instituição está apta para firmar convênios com o Governo do Estado e reivindicar isenção de pagamentos de taxas e impostos. Além disso, o título confere credibilidade, pois é um reconhecimento oficial do serviço e da atuação em favor da comunidade.

“O ECA – Espaço de Cultura e Arte surgiu com as portas abertas e tendo como principal objetivo estimular e desenvolver a arte em Minas Gerais, atuando como um importante espaço para o ensino, a produção cultural e a ocupação artística. O ECA é, ao mesmo tempo, múltiplo, pois tem em foco a socialização como construção da cidadania, a democratização do acesso à cultura e a propagação da arte”, afirma o presidente da entidade, Felipe Guimarães.

A Associação tem diversos projetos como o “CineEca”, que resgata a prática do cinema mudo, com projeções, trazendo a atmosfera dos primórdios do cinema. O “Beethoven – Fantasia do Imortal” é outra iniciativa no formato de um recital dramático que associa música, cartas e poesia, interpretado pela atriz Ana Clara Vieira e com obras do compositor tocadas pelos pianistas Bárbara Freitas e Ricardo Matosinho.

“Ad Libitum” é outro projeto formado por três renomados músicos – Fabíola Protzner (soprano), Pedro Vianna (barítono) e Ricardo Matosinho (piano) – com o propósito de unir em espetáculo obras de compositores da música erudita, assim como consagradas canções do universo popular. E tem ainda o “Música no Hospital” que o Eca, em parceria com o Instituto Mário Penna, implementou com o objetivo de contribuir na recuperação dos pacientes e na humanização do ambiente hospitalar.

Além disso, verifique

Foto de pintura rupestre em caverna no Parque Nacional Vale do Peruaçu

Parque Nacional Cavernas do Peruaçu recebe título de Patrimônio Natural pela Unesco

O Vale do Peruaçu, localizado no Norte de Minas Gerais, foi oficialmente reconhecido como Patrimônio ...