Início / Notícias / Repasse extra do FPM é liberado

Repasse extra do FPM é liberado

O repasse extra do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) será  creditado nas contas das prefeituras nesta quinta-feira, 8 de outubro. A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) deve transferir uma parcela decorrente da classificação por estimativa das receitas de Imposto de Renda (IR) e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

O valor real a ser transferido é estimado em  R$ 240.916.225,50, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Os valores brutos representam R$ 301.145.281,88, referentes à classificação por estimativa das receitas de Imposto de Renda.

O repasse ocorre separadamente porque a Receita Federal do Brasil (RFB) tem um programa de parcelamento de dívidas de vários impostos. Quando a pessoa jurídica ou até mesmo a pessoa física efetua o pagamento da guia de pagamento do Programa de Recuperação Fiscal (Refis), a RFB classifica por estimativa a quantia de cada imposto que foi recolhida, separando o que é IR e IPI e efetua os repasses correspondentes ao FPM.

É importante destacar que este é um repasse extra. O primeiro decêndio de outubro será transferido no dia 9.

Clique aqui para consultar o FPM por Estado e coeficiente.

Com informações da CNM

 

Além disso, verifique

Foto de pintura rupestre em caverna no Parque Nacional Vale do Peruaçu

Parque Nacional Cavernas do Peruaçu recebe título de Patrimônio Natural pela Unesco

O Vale do Peruaçu, localizado no Norte de Minas Gerais, foi oficialmente reconhecido como Patrimônio ...

Deixe um comentário