Início / Destaque / Tito Torres é reconhecido como Melhor Político Parlamentar no Prêmio Hugo Werneck 2025
Secretária e deputado seguram o prêmio
Secretária de Meio Ambiente Marília Melo e o Deputado Estadual Tito Torres. Crédito da foto: Glaucia Rodrigues

Tito Torres é reconhecido como Melhor Político Parlamentar no Prêmio Hugo Werneck 2025

O compromisso do deputado estadual Tito Torres com a preservação ambiental, o desenvolvimento sustentável e a promoção da democracia participativa em Minas Gerais foi reconhecido nacionalmente nesta terça-feira (29/4), durante a cerimônia do 15º Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade, realizada no auditório da CDL, em Belo Horizonte.

Tito Torres foi homenageado na categoria Melhor Político Parlamentar, destacando-se entre lideranças e instituições que têm atuado na construção de políticas públicas ambientais efetivas e estratégicas no estado.“Ser reconhecido como Melhor Político Parlamentar pelo Prêmio Hugo Werneck é uma honra que reforça meu compromisso com uma atuação pública baseada no diálogo, na escuta e na construção coletiva. Este prêmio simboliza os avanços que conquistamos com políticas públicas ambientais estratégicas, fruto de trabalho técnico e cooperação institucional”, afirmou o deputado.

Realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) em parceria com a Revista Ecológico, o prêmio é considerado uma das mais importantes homenagens ambientais do país. Com o tema Despertar Humano, a edição de 2025 reforçou o papel da ação coletiva frente à crise climática, especialmente no contexto da preparação do Brasil para sediar a COP30, em Belém (PA), no próximo ano.

Durante o evento, a secretária Marília Melo destacou o papel do prêmio como estímulo à transformação da relação da sociedade com o meio ambiente. “É um momento muito importante de valorização do que tem sido feito de positivo em nosso estado, no Brasil e no mundo”, afirmou.

O editor da Revista Ecológico e idealizador da premiação, Hiram Firmino, também celebrou a trajetória da iniciativa. “O verdadeiro despertar vem da observação, mas também do coração. Cada gesto importa, cada pequena onda pode mudar o mar inteiro”, declarou.

A noite também foi marcada por homenagens a projetos e programas de destaque, como o Jovens Mineiros Sustentáveis, da Semad, voltado à educação ambiental nas escolas públicas do estado.

Desde sua criação, o Prêmio Hugo Werneck já recebeu mais de mil inscrições e homenageou 186 iniciativas que inspiram e promovem boas práticas em sustentabilidade no Brasil e no mundo.

Além disso, verifique

Automonitoramento ambiental gera desconfiança em deputados

Lagoa da Petrobrás, mineração na Serra do Curral e situação de servidores suscitaram questionamentos à ...