Início / Notícias / Tito Torres defende repasse direto de emendas parlamentares

Tito Torres defende repasse direto de emendas parlamentares

Participei junto com dezenas de prefeitos e lideranças municipais do seminário que discutiu a PEC 48/19, que garantirá a transferência direta de recursos da União para Estados e municípios. O evento aconteceu na segunda-feira (21/10), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). “Defendemos a PEC 48 porque ela vai diminuir a burocracia e assegurar que os recursos de emendas parlamentares cheguem diretamente e com mais rapidez aos municípios e estados”, explica Tito Torres.

A PEC 48/19 altera o artigo 166 da Constituição Federal e autoriza deputados e senadores a repassarem recursos de emendas individuais impositivas diretamente para estados, Distrito Federal e municípios. Pelas regras atuais, esses repasses dependem de convênios ou instrumento similar com um órgão público intermediário, como a Caixa Econômica Federal (CEF), por exemplo.

O seminário foi coordenado pelo deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG), relator da Comissão Especial da Câmara criada para analisar a PEC 48/19. A proposta, oriunda do Senado, é de autoria da ex-senadora e atual deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR). Caso sofra alterações na Câmara, a matéria deverá voltar ao Senado, mas Aécio Neves estima em 30 dias o prazo necessário para aprovação final.

O presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE), Mauri Torres, e o Secretário de Estado de Governo, Bilac Pinto, também participaram do seminário e defenderam a mudança no texto constitucional que a PEC 48/19 propõe. Outros deputados estaduais e federais também estiveram presentes.

Além disso, verifique

Foto de pintura rupestre em caverna no Parque Nacional Vale do Peruaçu

Parque Nacional Cavernas do Peruaçu recebe título de Patrimônio Natural pela Unesco

O Vale do Peruaçu, localizado no Norte de Minas Gerais, foi oficialmente reconhecido como Patrimônio ...