Início / Notícias / FNDE divulga reestimativa do Salário-Educação 2016

FNDE divulga reestimativa do Salário-Educação 2016

Os valores do Salário-Educação 2016 foram recalculados e publicados no dia 26 de julho, por meio da Portaria 335/2016, com nova definição dos coeficientes de distribuição e a estimativa anual de repasses das quotas estaduais e municipais. A reestimativa decorre da retificação nos dados do Censo Escolar 2015 de alguns municípios dos estados de Minas Gerais e São Paulo, que por decisão judicial, tiveram suas matrículas corrigidas na modalidade da educação de jovens e adultos no ensino fundamental.

Essa correção acarreta na possibilidade de alteração para maior ou menor dos valores das quotas estaduais e municipais. Segundo a Associação Mineira de Municípios (AMM), a primeira etapa da coleta de dados do Censo Escolar de 2016 está aberta até 31 de agosto e a data de referência das informações prestadas deve ser a de 25 de maio, Dia Nacional do Censo escolar da Educação Básica. É importante o  preenchimento correto e fidedigno dos dados do aluno no Censo Escolar, uma vez que, toda a distribuição de recursos financeiros é calculada a partir dos dados publicados.

Os recursos do Salário-Educação podem ser aplicados em despesas consideradas de manutenção e desenvolvimento de ensino (MDE), em todas as etapas e modalidades da educação básica, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, elencadas em seu artigo 70. Além disso, é vedado o pagamento dos docentes e demais trabalhadores da educação, mesmo quando não estão em desvio de função ou em atividade alheia à manutenção e ao desenvolvimento do ensino.

Sobre o Salário-Educação
É calculado com base na alíquota de 2,5% sobre o valor total das remunerações pagas ou creditadas pelas empresas, a qualquer título, aos segurados empregados, ressalvadas as exceções legais, e é arrecadada, fiscalizada e cobrada pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, do Ministério da Fazenda (RFB/MF).

Do montante arrecadado e após as deduções previstas em lei (taxa de administração dos valores arrecadados pela RFB, devolução de receitas e outras), o restante é distribuído em cotas pelo FNDE, observada em 90% (noventa por cento) de seu valor. 2/3 do montante dos recursos é creditada mensal e automaticamente em favor das secretarias de educação dos estados, do Distrito Federal e dos municípios para o financiamento de programas, projetos e ações voltados para a educação básica.

Acesse aqui a Portaria 335/2016.

Confira aqui o valor da reestimativa por município de Minas. 

 

Com informações da AMM.

Além disso, verifique

Foto de pintura rupestre em caverna no Parque Nacional Vale do Peruaçu

Parque Nacional Cavernas do Peruaçu recebe título de Patrimônio Natural pela Unesco

O Vale do Peruaçu, localizado no Norte de Minas Gerais, foi oficialmente reconhecido como Patrimônio ...

Deixe um comentário